sábado, 31 de julho de 2010

BTTEIXO no Geo-Raid Serra da Estrela


No passado dia 10/11 de Julho os nossos colegas Sérgio Madeira e Ricardo Abreu, participaram no 2º Geo Raid Serra da Estrela, prova que se realiza no maciço central da nossa "Estrela" e que acolhe equipas de todo Portugal e algumas estrangeiras, e onde participam nomes bem importantes do BTT internacional e nacional.

O Geo Raid Series é um troféu composto por 3 provas de 2 etapas cada, em total autonomia,e com a orientação do percurso a ser feita por GPS, existem ainda um conjunto de regras que têm de ser cumpridas para não se penalizar ou inclusive ser desclassificado (ver toda a informação em http://www.geo-raid.com/)

O Geo Raid Serra da Estrela tinha no conjunto dos 2 dias de prova 196km e mais de 6000m de acumulado,a partida o Sérgio e o Abreu sabiam que não seria nada facíl mas a determinação e o espírito de equipa levou a dupla do BTTEIXO a aceitar este desafio.



A etapa de sábado teve inicio às 8h30 para o grupo onde os colegas do BTTEIXO estavam inseridos, nas Penhas da Saúde e levou-os até Manteigas por uma longa e técnica descida, para logo de seguida se iniciar as primeiras subidas da longa jornada. Com vários pontos de agua assinalados no GPS para reabastecer pois rapidamente o termómetro subiu aos 30º nos kms iniciais. Paisagens de beleza única foi o que os nossos colegas nos descreveram, passaram junto ao Mondego por alguns km, e daí até Linhares da Beira foi a 1ªparte da etapa.

Deixaram Linhares da Beira com a temperatura já nos 38º e esperava-os o pior, uma longa e avassaladora subida com cerca de 28km que os levaria novamente ao controlo passagem instalado no "Jogo da Bola" esta parte do percurso o ano passado foi anulada devido ao calor, mas se a organização pensava que este ano estava ligeiramente melhor enganaram-se estava bem pior, e os resultados dos danos causados nas equipas ficaram bem visíveis, muitos desistiram ainda durante a subida, outros ao chegar ao "Jogo da Bola" e alguns desistiu um elemento da equipa e o outro continuou.

"Era uma força para nós ver as carrinhas da organização carregadas com bicicletas e olhar para os rostos dos outros colegas e sentir que apesar do seu ar de derrota e exaustão nos conseguiam ainda transmitir com o olhar força e coragem quando passávamos por eles" (Abreu) Finda a terrivél subida de Linhares da Beira tempo para tentar recompôr alguma energia, mas acima de tudo não esquecer que ainda faltava a temivél subida à Santinha que apesar de não ser muito longa eleva-se aos 1700m altitude o que viria a dificultar e de que maneira a progressão.

"Acima de tudo o Geo Raid é um teste as nossas capacidades como Seres Humanos, pois não só o físico têm de estar bem preparado mas a componente psicológica assume um papel muito importante" (Sérgio) E com muito custo lá chegaram à Santinha já com o Abreu a passar por grandes dificuldades, mas sempre com o apoio do Sérgio que em momento algum o deixou para trás e encorajando sempre o Abreu a nunca desistir pois tanto sofrimento só teria sentido na meta.

A descida até Manteigas teve inicio junto ao observatório das Penhas Douradas, e deu para recuperar fôlego, mas ainda faltava a subida de Manteigas até aos Piornos para finalizar esta jornada que à chegada a Manteigas contava com 98km e cerca de 3500m acumulado com 9h00 em cima da bicicleta.

Já com o ar fresco da montanha a fazer-se sentir lá iniciaram a longa subida até aos Piornos sempre com o Sérgio a puxar e o Abreu na roda pois desistir era palavra mais que proibida. "Alguns ainda vimos desistir ao inicio da subida, foi ai que eu pensei que desistir sería algo que jamais me iria perdoar, a faltar 15km para o final" (Abreu) Ainda alcançaram uma equipa que tinha iniciado a subida de Linhares com eles, também eles já em grandes dificuldades e foram alcançados pelo Tiago Lages que foi o desbloqueador de conversa entre o Abreu e o Sérgio até aos Piornos. (O Tiago é o ciclista vassoura no Geo Raid)

"É uma sensação única chegar ao final dá arrepios e vontade de chorar, acima de tudo quando se têm um colega de equipa como o Sérgio. É uma experiência a repetir, para que possamos corrigir os erros que cometemos, para o ano cá estaremos e com o objectivo desde já defenido finalizar os 2 dias de prova." (Abreu)

"O Geo Raid é sem duvida em tudo diferente às maratonas e aos passeios em que participo, aqui não existe "direita direita..." "esquerda..." sem contar com os "pros" todos nós vimos aqui para nos superar a nós próprios, e aprender um pouco mais e melhor a conhecer-mo-nos, todos os participantes vencem ao cortar a meta, foi o que senti quando eu e o Abreu chegamos ao fim" (Sérgio)


Concluída a etapa com : 116km- 4050m acumulado- 10h00 a pedalar !!! Abreu sem travão da frente e completamente KO, Sérgio com uma ferida no "rabo" mas fisicamente aceitavél, contudo não havería tempo para recuperar em menos de 12h para mais 84km e 2400m acumulado que compunham a etapa de domingo, e decidiram não alinhar.

De salientar que foi a única equipa a participar do Distrito de Castelo Branco, e que segundo a organização a etapa que os nossos colegas finalizaram foi a mais dura de sempre alguma vez organizada no Geo Raid Series...

Para o Sérgio e o Abreu um forte abraço de todo o BTTEIXO, e que no próximo Geo Raid o objectivo de finalizar os dois dias prova seja concretizado.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Noticías II Rota do Teixo



Como temos vindo a informar-vos este ano temos preparadas algumas novidades para a II edição da Rota do Teixo , e como o tempo passa a correr está mais que na hora de começar a dar-vos conhecimento do que temos preparado.

Este ano a II Rota do Teixo vai ter um "Padrinho", um nome bem conhecido do ciclismo nacional, agora ligado à nossa modalidade de eleição, o Vítor Gamito vai apadrinhar a II Rota do Teixo e percorrer com todos os participantes os trilhos que escolhemos para voçês.

E, para brindar a participação feminina, com vista a apoiar e incentivar as Senhoras à pratica da nossa modalidade, teremos uma agradável surpresa para elas que dentro em breve iremos revelar. Mais uma vez lembra-mos que as inscrições se encontram abertas em www.btteixo.com/



Boas Pedaladas


BTTEIXO